Harmonias cromáticas
Blog da Ali
A cor é uma das melhores ferramentas para trabalharmos os looks, sabia? Saber trabalhar com as cores é umas técnicas que mais rende novas possibilidades em seu guarda-roupa.
Quanto a este assunto, há 03 aspectos que eu sempre destaco:
- * as cores podem valorizar, conforme os tons de pele de cada pessoa;
- * as cores produzem um efeito emocional muito forte, podendo ser utilizadas de forma estratégica;
- * as cores nos permitem criar novas composições com as mesmas peças do guarda-roupa, por meio do uso das harmonias cromáticas.
E é sobre esse último tópico que falaremos hoje.
Harmonia cromática é um determinado esquema de cores que permite ao olho manter-se em equilíbrio, ou seja, a soma de todos os tons tem que resultar em um cinza médio. É uma combinação que deixa o olho confortável, e o cérebro interpreta as cores assim como elas são em sua natureza químico-física. Quando não há harmonia, o olho tentará buscar um equilíbrio através de efeitos como o contraste simultâneo e o surgimento de pós-imagens, que dão às cores novos efeitos, enorme oscilação e as tornam abstratas.
Uma ferramenta muito utilizada pelos consultores de estilo é o círculo cromático, que demonstra os tipos de harmonias possíveis. É uma ótima opção pra te ajudar a treinar o seu olho e exercitar a combinação de cores.
HARMONIA MONOCROMÁTICA
É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar dentro da mesma matiz ("família") de cores.
O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade (mais branco ou preto acrescentado à matiz) e saturação (maior ou menor pureza) de uma mesma cor. Ou seja, você não precisa se vestir com um look todo vermelhão, sendo possível variar os tons da mesma cor e deixar a composição mais suave.
HARMONIA ANÁLOGA
Tecnicamente. é a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Na prática, a harmonia não carece de uma cor primaria como base, podendo ser experimentada a partir de qualquer matiz do círculo. Uma cor é utilizada como a dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.
Trata-se de um contraste elegante, porém ainda sem intenso constraste de cores.
HARMONIA COMPLEMENTAR
É a combinação dos extremos opostos do círculo cromático, criando um alto contraste.
Esse tipo de combinação costuma causar bastante impacto visual. Nem todos os ambientes sao adequados para o uso dessa combinação. Quanto maior o contraste de cores, menos sobriedade no look.
HARMONIA TRIÁDICA:
É a combinação de três ores equidistantes no círculo cromático.
De alto contrate, porém um pouco menos intensa que a harmonia complementar, demonstra um alto grau de conhecimento na composição, conservando a riqueza e o balanço das cores.
COMBINAÇÃO DE NEUTROS
Uma das combinações cromáticas mais elegantes é a de neutros: branco, preto e todas as tonalidades de cinza.
No entanto, neutros também são todos os demais subtons das outras cores (tonalidades menos "puras", afetadas pela mistura com o branco ou o preto), sendo as mais comuns o bege e o marrom, tendo como característica principal a baixa intensidade.
Normalmente, as cores neutras costumam ser utilizadas como complemento das demais cores.
Quer ver alguns looks que eu criei com essas combinações? Confira o meu vídeo!